• VAMOS BRINDAR
    Há 5 Anos - POR ANA FRANCO



    O brinde é a melhor forma de comemorar um encontro especial, casamentos, aniversários, bodas, Natal e Ano Novo.
    No esporte também se brinda as grandes conquistas, o brinde é um ritual universalmente aceito e que transcende culturas.

    Há quem brinde com bebida alcoolica e há quem brinde com refrigerante ou suco, não importa, o que vale é celebrar o momento especial. Mas, de onde veio esse hábito?
    A origem não é muito clara, mas na Grécia e na Roma Antiga era muito comum a tentativa de assassinar os inimigos por envenenamento.
    Para provar que a bebida que estava sendo oferecida não era "batizada" com veneno, o anfitrião colocava uma pequena quantidade da bebida do copo do convidado em seu proprio copo e os dois bebiam ao mesmo tempo.
    Antes, porem, o anfitrião e o convidado tocavam seus copos em sinal de confiança.


    Uma outra origem diz que os gregos e os fenicios erguiam suas taças ofererecendo aos deuses suas bebidas. Os romanos derramavam um pouco da bebida no chão, que no Brasil se transformou no popular "gole pro santo".

    Para que você faça bem bonito na hora do brinde começe levantando o copo com a mão direita, e não é elegante bater com um talher no copo para chamar atenção. Levante e peça atenção aos convidados.
    Havendo um homenageado no brinde, este não precisa se levantar e deve ser o último a beber. Após isso o homenageado pode levantar e agradecer.

    Caso o brinde não tenha sido puxado pelo anfitrião, este deve ser consultado antes e deve-se deixar que ele faça um primeiro.

    Não se atravessa a mesa para tocar o copo das outras pessoas, o correto é apenas encostar o copo com as pessoas que estão ao seu lado ou erguer sem encostar no copo de ninguem, oferecendo simbolicamente a todos.

    Só levante um brinde depois de ter certeza de que todos estão com seus copos cheios e após o brinde todos devem sorver um pouco da bebida antes de voltar o copo a mesa.Mesmo quem não toma bebida alcoolica, em sinal de respeito, devem ao menos tomar um pequeno gole.

    Tradicionalmente o brinde é feito com bebida alcoólica, mas é perfeitamente aceitável brindar com água, suco, só não brinde com copo vazio.

    Não complemente o brinde de outra pessoa, se quer dizer algo levante outro brinde.

    Em eventos muito formais o famoso "tim-tim" deve ser evitado, mas em momentos descontraidos não há problema. Assim como "saude" pode ser utilizado. Alguns paises tem o hábito de brindar "à vida" ou como na Dinamarca e na Noruega a palavra usada é "caveira" remontando um antido costume Viking de beber cerveja no cranio dos inimigos.

    Post Relacionados

    DÁ PARA EVITAR PESSOAS INDESEJÁVEIS?

    FAZENDO BONITO À MESA






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos