• HISTORIA DA ETIQUETA
    Há 2 Anos - POR ANA FRANCO


         Nada acontece por acaso, as regras de etiqueta também. As normas de etiqueta surgiram na França, como forma de padronizar o comportamento de um grupo social.
    Mas o homem da pré-história já havia aprendido a cooperar e se organizar socialmente, até como forma de garantir sua sobrevivência.
    Na corte de Luis XIV, rei da França é que a etiqueta atingiu seu apogeu. O Rei Sol, incentivou as atividades culturais e construiu o Palácio de Versailles onde vivia.
    O nome “etiqueta” origina-se dessa época, uma vez que eram distribuídas etiquetas aos nobres quando estes chegavam ao pátio do palácio, contendo instruções de como se portar, o lugar a ser ocupado na mesa e outras instruções.
    No Brasil foi D. João VI quem implantou a etiqueta quando transferiu a corte de Lisboa para o Rio de Janeiro.
    A etiqueta social é necessária para o bom convívio em sociedade, para impor limites.
    As normas são as mesmas sempre, independente do tipo de recepção que irá acontecer, ou seja, talheres, pratos e copos estarão sempre dispostos à mesa nos mesmos lugares.
    O mesmo acontece em relação ao comportamento das pessoas, não importa o lugar, a situação, o comportamento deve ser sempre pautado pelo respeito, e pela boa educação.
          

     

    Post Relacionados

    AFTERNOON TEA OU HIGH TEA?

    TRADIÇÃO DE SERVIR BOLO






Mais vistos

HISTORIA DA ETIQUETA
há 2 anos
QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 1 ano
COMO SERVIR CAFÉ
há 2 anos