• SERVIÇO À FRANCESA
    Há 5 Anos - POR ANA FRANCO



    O serviço à francesa, o mais completo e sofisticado de todos os serviços à mesa, requer muita formalidade, garçons habilidosos, preparo e maestria ao servir.

    A começar pelo dominio nas técnicas de equilibrio das bandejas, dominio dos talheres para servir e conhecimento sobre tecnicas de cocção e informações sobre o menu apresentado.

    Mas o garçon deverá estar preparado para perguntas como o tipo de louça utilizada, origem dos pratos, sobre os vinhos e mais uma infinidade de perguntas que podem surgir durante o serviço.

    O que caracteriza o serviço à francesa é o fato de que o próprio convidado se serve da comida, utilizado em banquetes muito requintados e grandes refeições.
    O graçon apresenta a travessa pelo lado direito do convidado e em seguida reapresenta a travessa pelo lado esquerdo com os talheres de serviço voltados para o convidado e esse se serve. Os pratos usados são retirados pela direita e os limpos colocados pela esquerda.
    Somente os liquidos são servidos pela direita.

    Quando oferece a travessa o garçon deve fazer uma leve inclinação, facilitando que o convidado se sirva, por isso um cuidado muito grande deve ser dado a higiene da roupa e ao uso de desodorante e de apenas uma colonia de odor muito suave por parte dos garçons.

     As travessas retornam para a cozinha e os molhos pode ficar no Guéridon, uma pequena mesa ou em um aparador,  também usado para colocar pratos, talheres, guardanapo, taças que serão repostas.  

    Foi o principe russo Alexander Borisovitch Koukarine, quando atuava como embaixador em Paris, que introduziu na alta sociedade francesa o serviço à russa, onde os pratos são oferecidos já empratados aos convidados, isso acabou gerando uma certa confusão uma vez que, esse serviço acabou sendo disseminado pelo mundo como serviço á francesa, uma vez que de lá partiu.

    Mas serviço à francesa realmente é o que descrevemos acima.

     

     

    Post Relacionados

    DÁ PARA EVITAR PESSOAS INDESEJÁVEIS?

    FAZENDO BONITO À MESA






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 5 anos