• COMIDA REGIONAL PARAENSE
    Há 2 Anos - POR ANA FRANCO



    Você já parou para pensar que a culinária paraense é um verdadeiro desafio para as regras de etiqueta?
    Sim,nossa culinária não é das mais fáceis. De sabor forte, com pratos muito diferentes dos de qualquer outra região do país, muitas vezes até mesmo o paraense se vê em dúvida sobre como comer.

    Comida típica,de forma geral, não deve ser oferecida em uma refeição formal. Nese caso a culinária internacional deve ser escolhida. Porem, dependendo do evento, pode ser oferecida uma opção para que os convidados conheçam ao menos um prato da região.

    O convidado tem a opção de provar ou não e ninguem deve ficar ofendido.

    Mas vamos voltar ao assunto de como comer nosso principais pratos.

    Por exemplo, pato no tucupi. Deve ser servido em prato fundo por causa do caldo. O pato, geralmente coxa e sobrecoxa, vem como o osso e a pele, e cabe a cada um separar e deixar o lixinho no canto do prato. Outro cuidado é deixar uma colher para que se possa saborear o caldo do tucupi.

    A maniçoba também deve ser servida em prato fundo, facilitando para quem vai degustar. Nesse caso apenas garfo e faca devem ser utilizados.

    O casquinho de carangueijo deve ser servido na propria casca ou mesmo em umas de ceramica ou porcelana e que imitam o crustácio, em cima de um prato de sobremesa. Deve ser saboreado com um garfo pequeno ou mesmo uma colherinha.

    E quanto ao nosso famoso tacacá? Bom é um pouco mais complicado. Proteger a cuia com um recipiente em palha é muito interessante para não queimar as mãos. Aqui não tem muita escolha, o liquido é sorvido diretamente da cuia e hoje se permite um pequeno garfo de dois dentes apenas para ajudar a tirar o jambu e o camarão. 
    E o que fazer com o rabinho do camarão? O ideal é deixar um pratinho proximo para que este seja depositado.
    E deixe também guardanapos disponiveis também.

     

    Post Relacionados

    DÁ PARA EVITAR PESSOAS INDESEJÁVEIS?

    FAZENDO BONITO À MESA






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos