• NEGÓCIOS À MESA
    Há 6 Anos - POR ANA FRANCO


    Os encontros onde negócios na hora das refeições estão cada vez mais frequentes e cada vez mais informais também.

    São uma excelente forma de avaliar o comportamento da pessoa com quem se pretende fechar um negócio, ou mesmo contratar, no caso de uma consultoria, por exemplo.

    Isso posto, lembre-se de que estará sendo avaliado enquanto come.
    Alguns cuidados precisam ser tomados para o sucesso do seu encontro, que nada mais é do que um encontro de negócios, lembre sempre.

    Se você convida, pode sugerir um restaurante a seu convidado, ou delicadamente perguntar se ele tem alguma preferência.
    Não existe muita privacidade num encontro em local público, cuidado então com o tipo de informação que vai ser dada sobre o negócio. O barulho do local também pode dificultar a comunicação, assim, procure um local mais discreto e uma mesa posicionada onde possa ter o minimo de privacidade.

    Ao encontrar algum conhecido no mesmo local, apenas acene educadamente. Mantenha o celular no modo silencioso e guardado,evitando de estar olhando o tempo todo para ele.

    Dependendo do objetivo do encontro, considere o café da manhã para essa reunião. É menos dispendioso e você determina hora para começar e terminar. O almoço é o carro chefe para esse tipo de encontro, é mais informal do que o jantar, por exemplo, e não atrapalha o horário de trabalho.
    Recomendo o jantar para tratar de negócios mais sérios e para recepção de um novo cliente, um parceiro de negócios visitando a cidade,e fortalecer relacionamentos. 

    Anfitrião ou convidado, procure ser pontual. Acompanhe o ritmo de seu anfitrião ou convidado na hora de fazer o pedido e na hora da refeição.
    Convide com antecedência e acerte a agenda do encontro. Pode levar um bloco para anotações, não há problema algum.

    Em encontro de negócios, evite sugerir ou pedir bebida alcoólica. Se seu convidado pedir, fique á vontade para continuar na água, suco ou refrigerante. Você não é obrigado a acompanha-lo, especialmente se vai retornar ao trabalho.
    Procure sentar fente a frente com seu interlocutor, facilitando a comunicação entre vocês.

    Quem convida paga. Peça a conta e confira de forma discreta. 
    Ao final, agradeça,seja você anfitrião ou convidado

     

     

    Post Relacionados

    PORQUE MULHERES DEVEM USAR PRETO EM VISITA AO PAPA.

    DIVIDIR QUARTO, UMA QUESTÃO DE RESPEITO






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos