• NEGÓCIOS À MESA
    Há 2 Anos - POR ANA FRANCO


    Os encontros onde negócios na hora das refeições estão cada vez mais frequentes e cada vez mais informais também.

    São uma excelente forma de avaliar o comportamento da pessoa com quem se pretende fechar um negócio, ou mesmo contratar, no caso de uma consultoria, por exemplo.

    Isso posto, lembre-se de que estará sendo avaliado enquanto come.
    Alguns cuidados precisam ser tomados para o sucesso do seu encontro, que nada mais é do que um encontro de negócios, lembre sempre.

    Se você convida, pode sugerir um restaurante a seu convidado, ou delicadamente perguntar se ele tem alguma preferência.
    Não existe muita privacidade num encontro em local público, cuidado então com o tipo de informação que vai ser dada sobre o negócio. O barulho do local também pode dificultar a comunicação, assim, procure um local mais discreto e uma mesa posicionada onde possa ter o minimo de privacidade.

    Ao encontrar algum conhecido no mesmo local, apenas acene educadamente. Mantenha o celular no modo silencioso e guardado,evitando de estar olhando o tempo todo para ele.

    Dependendo do objetivo do encontro, considere o café da manhã para essa reunião. É menos dispendioso e você determina hora para começar e terminar. O almoço é o carro chefe para esse tipo de encontro, é mais informal do que o jantar, por exemplo, e não atrapalha o horário de trabalho.
    Recomendo o jantar para tratar de negócios mais sérios e para recepção de um novo cliente, um parceiro de negócios visitando a cidade,e fortalecer relacionamentos. 

    Anfitrião ou convidado, procure ser pontual. Acompanhe o ritmo de seu anfitrião ou convidado na hora de fazer o pedido e na hora da refeição.
    Convide com antecedência e acerte a agenda do encontro. Pode levar um bloco para anotações, não há problema algum.

    Em encontro de negócios, evite sugerir ou pedir bebida alcoólica. Se seu convidado pedir, fique á vontade para continuar na água, suco ou refrigerante. Você não é obrigado a acompanha-lo, especialmente se vai retornar ao trabalho.
    Procure sentar fente a frente com seu interlocutor, facilitando a comunicação entre vocês.

    Quem convida paga. Peça a conta e confira de forma discreta. 
    Ao final, agradeça,seja você anfitrião ou convidado

     

     

    Post Relacionados

    MENINO TEM FESTA DE 15 ANOS SIM!

    COMO COMEÇOU O CIRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ






Mais vistos

HISTORIA DA ETIQUETA
há 2 anos
QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 1 ano
COMO SERVIR CAFÉ
há 2 anos