• COM QUE ROUPA
    Há 3 Anos - POR ANA FRANCO



    Usar sempre o traje adequado ao tipo de evento não é tão dificil assim, basta bom senso a um pouco de conhecimento.

    Para os eventos mais formais, o dress code vem indicado no convite, a exceção dos convites de casamento onde não se coloca o traje, mas, mais uma vez, com conhecimento e bom senso você acerta.

    Para os homens é um pouco mais fácil, mas mesmo assim volta e meia deparamos com algum equivoco.
    Primeiro vamos logo esclarecer que o termo "terno" significa que você está trajando tres peças, calça, paletó e colete. Não sendo terno, você usa costume, que é só a calça e o paletó.

    Outra dica, a cor do terno ou costume vai do claro ao escuro de acordo com a luz do dia, quanto mais clara a luz do sol mais claro será seu traje, a medida que a noite cai seu traje vai escurecendo até o preto, o mais formal.

    Vamos aos trajes. 
    Traje esporte é o mais informal, vai desde passeios a festas diurnas, almoços, chirrascos. Aqui você pode usar calças jeans ou gabardine, camisas coloridas ou florais, sapatos esportivos como mosassins, sapatenis ou até mesmo tenis. 

    Se o evento for a beira da piscina até mesmo uma bermuda é permitido.Casamentos diurnos pedem um terno ou costume de cor clara, mas jamais branco.


    Traje passeio já pede um pouco mais de formalidade. Aqui você vai ao teatro, vernissages. Pode usar blazer sem gravata e com calça social. Os ternos ou costumes já podem começar a escurecer um pouqinho azul , marron, cinza grafite. Sapatos sociais.

    Se o convite pede passeio completo, isso quer dizer que o traje é escuro, casamentos pedem terno ou costume preto, camisa branca, calça social e gravata.

    Hoje em dia dificilmente se vai a um evento com traje Black Tie ou Rigor, mas, se for convidado para um, o traje é o smoking, camisa branca, gravata borboleta, sapatos pretos, se tiver de verniz, melhor.

     

    Post Relacionados

    DÁ PARA EVITAR PESSOAS INDESEJÁVEIS?

    FAZENDO BONITO À MESA






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos