• ELEGANTE MESMO NO VELÓRIO
    Há 5 Anos - POR ANA FRANCO


    Os ritos de passagem nem sempre são momentos alegres e festivos, um deles, um velório, é sempre uma situação delicada, onde muitos não vão porque não sabem como agir.

    Mas dá pra lidar com esse momento sem constrangimento, afinal, infelizmente é a lei da vida e um dia você vai ter que encarar um.

    Uma boa dica é, ao entrar no local assine o livro de presença, que normalmente está na entrada. Fique em frente ao caixão por um breve momento, se quiser faça uma oração e em seguida cumprimente a familia. Por mais intimo que seja, não é o momento de querer exclusividade, seja breve porque outras pessoas estão ali também para cumprimentar e levar seus sentimentos.

    Aqui no Brasil não temos o hábito de usar apenas preto, mas nada de roupas chamativas, coloridas, decotadas ou muito curtas.
    Prefira uma roupa básica, tons neutros e simples, não é lugar de desfilar moda.

    Guarde o celular na bolsa, de preferencia no silencioso ou desligado. 

    Não fique muito preocupado com o que vai dizer a familia, o momento é de dor, dificilmente vão lembrar do que foi dito. Um abraço seguido
    de " meus sentimentos" ou "sinto muito" já dizem tudo. E não fique indagando o que aconteceu, a familia já está sofrendo demais pela perda.

    Não é momento de conversas divertidas e risadas, isso é desrespeito, mas também não precisa forçar o choro. Se der vontade tudo bem, se não, não ha problema algum.

    Deixe os óculos escuros na bolsa, nesse momento seu olhar vai dizer mais do que palavras e demonstrar seus verdadeiros sentimentos. 

    As cadeiras mais próximas ao caixão devem ficar reservadas aos familiares, por mais que insistam em ficar de pé, sempre pode ser preciso acomodar alguem que se emocionou mais um pouco.

    Durante o cortejo para o tumulo, caminhe em silêncio, não é hora de bate papo. 
    Enviar uma coroa de flores é sempre um gesto elegante, mas se estiver fora de sua realidade, algumas flores também fazem bonito, principalmente se não puder comparecer ao velório.

     

    Post Relacionados

    PORQUE MULHERES DEVEM USAR PRETO EM VISITA AO PAPA.

    DIVIDIR QUARTO, UMA QUESTÃO DE RESPEITO






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 5 anos