• ORQUIDEAS
    Há 6 Anos - POR ANA FRANCO


    Orquídeas

    Eu sou apaixonada por elas, tenho algumas em casa, e volta e meia estão florindo e embelezando tudo em volta.

    Uma das mais belas flores existentes, as orquídeas são provavelmente a maior família de plantas que dão flor.
    Muito utilizadas como planta de interiores, embora necessitem de um tratamento especial não são muito difíceis de cultivar, bastando o controle da luz, temperatura e umidade.

    Valem como um bom presente, em qualquer ocasião, são sempre muito elegantes.

    Existem mais de 20 mil espécies de orquídeas e cerca da metade são terrestres, crescem no solo e metade são epífitas, vivem presas a árvores, arbustos ou superfícies rochosas.

    Algumas espécies, na verdade a grande maioria, só tem interesse científico, outras servem para ornamentação.
    Outras têm utilidade muito diferente como as do gênero Arundina que são utilizadas na construção de sebes, na Ásia; as do gênero Catasetum e Cytopodium de onde se extrai cola e até a orquídea do gênero Vanilla, utilizada como alimento.

    A professora Manoela e seu esposo o professor João Batista Silva depois de 25 anos de pesquisas publicaram o livro “Orquídeas Nativas da Amazônia Brasileira”, um catálogo atualizado das orquídeas na Amazônia brasileira.

    Durante a pesquisa, catalogaram cerca de 700 espécies entre epífitas e rupestres. Entre as encontradas, identificaram algumas do gênero vanilla, que são muito conhecidas no México, e que é de onde se retira a essência de baunilha.

    A grande importância desse trabalho foi o acesso a áreas que ainda não haviam sido pesquisadas como Carajás, onde pesquisaram durante 5 anos, não só na área do projeto, mas também ao longo da ferrovia. Cerca de 130 espécies foram catalogadas nessa região e iniciaram um projeto de estudo e salvamento de orquídeas.

    A vida da planta é longa, mas a floração nem sempre. Há espécies cuja floração dura apenas algumas horas, outras, meses. Porém, para ser considerada rara a orquídea deve ter beleza e ser exótica, como a cattlleya violácia branca.   

     

     

            

     

     

    Post Relacionados

    A ORIGEM DO AMIGO SECRETO

    PORQUE VOCÊ NÃO DEVE BEBER NA FESTA DA EMPRESA.






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 5 anos