• COMO USAR O SOUSPLAT
    Há 5 Anos - POR ANA FRANCO


    Você certamente já viu em eventos formais co mo casamentos e grandes jantares, aquele "prato" maior, que fica embaixo do prato de refeição, ou mesmo apenas decorando a mesa. Esse é o sousplat.

    O sousplat, do francês " embaixo do prato", tem uma função decorativa sim, mas tambem exerce um papel fundamental, porque emoldura a louça e protege a toalha ou a propria mesa de manchas.

    Atualmente existem sousplat confeccionados em plástico, tecido, couro e até crochê.

    Uma outra função do sousplat é evitar que a louça escorregue na toalha e pode ser usado para marcar os lugares dos convidados em eventos com lugar marcado. Mas seu melhor papel, dentro da etiqueta, é o de não deixar a mesa "nua" durante a troca de pratos.

    O sousplat também é fundamental em serviços do tipo buffet ou jantar americano, uma vez que os convidados vão se servir em um local, geralmente um buffet, e comer em outro, a mesa.

    Muitos confundem o sousplat com jogo americano redondo, lembre de que o jogo americano serve de base para os talheres e pratos, o sousplat apenas para o prato, não se deve colocar os talheres nele, nem mesmo o guardanapo deve ser colocado sobre o sousplat, a etiqueta não permite.

    Um outro dado importante, o sousplat deve ser retirado da mesa ao ser servida a sobremesa, a etiqueta orienta de que a peça seja retirada no momento da sobremesa, e da mesma forma não se usa jamais o sousplat para servir petiscos ou para ir buscar docinhos nos casamentos.

    Como um dos objetivos do sousplat é evitar que caia alguma coisa diretamente na mesa, é importante que, ao sujar, o sousplat deve ser trocado imediatamente.

    Os sousplat de vidro ou metal são muito bonitos, mas tendem a fazer a louça escorregar, e a função é justamente o contrário, nesse caso você pode usar um paninho bordado ou um protetor de papel sobre ele para firmar o prato e evitar barulhos de atrito que são muito desagradaveis.

    Na hora de arrumar a mesa, lembre da regra da régua para colocação do sousplat, ou seja, uma distancia de uma regua da borda até o sousplat, evitando acidentes com os pratos.

    A harmonização de sousplat e louça é importante, não vale misturar uma peça mais rustica com a louça de porcelana.

    Ele também combina com situações informais e no dia a dia, deixando a mesa mais alegre com as opções de cores.

    O sousplat também vai bem em restaurantes, e já deve estar na mesa quando os clientes sentarem, e igualmente devem ser trocados em caso de algum sujo.

    Muitos usam o jogo americano e o sousplat juntos, em situações mais informais tudo bem, mas para eventos formais prefira usar o souslplat e dispense o jogo americano.

    Post Relacionados

    A ORIGEM DO AMIGO SECRETO

    PORQUE VOCÊ NÃO DEVE BEBER NA FESTA DA EMPRESA.






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos