• ETIQUETA E CRIANÇAS
    Há 5 Anos - POR ANA FRANCO



    Tem etiqueta para criança sim, desde pequena ela já observa e percebe o que está acontecendo a sua volta. A hora de ensinar e de corrigir é desde pequeno, porque depois de adquirir o mal hábito, fica bem mais dificil.

    Por exemplo, enquanto bem pequeno, acostume seu filho ou filha a ver um prato organizado, nada de ficar misturando a comida para facilitar a alimentação. Ela percebe a diferença.

    Quando a criança já tem já tem coordenação motora suficiente para espetar, está na hora de dizer adeus a colher.
    Ajuda, inclusive, a treinar o equilíbrio para espetar e levar à boca sem derrubar.  Acostume seu filho ou filha a usar o guardanapo no colo, vai cair no chão nas primeiras vezes, mas depois acostuma.
    A faca pode e deve ser usada para ajudar a empurrar a comida para o garfo. Ensine logo o lugar certo de cada talher, e onde eles devem ficar quando terminar a refeição.

    Como a criança ainda não tem muita firmeza com as mãos, pode pegar o copo com as duas mãos, mas só até que aprenda a segurar com uma mão só.

    Ensine seu filho ou filha o que pode ser pego com as mãos, por exemplo, a batata frita, o hamburguer e a fatia de pizza, na lanchonete pode, mas o macarrão e a carne que estão no prato de refeição não pode. Se não aprende pequeno, não aprende nunca mais.
    E falando em macarrão, ensine a enrolar no garfo, com treino ele vai ficar expert.

    Salada não deve ser cortada, demora mas com treino a criança aprende, com jeitinho vá mostrando como fazer o pacotinho com as folhas. Tem adulto que infelizmente não aprendeu até hoje.

    É na hora das refeições que a criança aprende a não falar de boca cheia, a não brincar com os talheres, não interromper os adultos quando estão falando, a pedir licença para levantar da mesa, não colocar o cotovelo na mesa, a não mastigar de boca aberta e também a não levar liquido a boca enquanto mastiga, jogar no tablet ou celular são absolutamente proibidos, balançar ou ajoelhar na cadeira.

    Dá trabalho? Claro que sim, educar dá trabalho, mas compensa quando seu filho ou filha são elogiados fora de casa por serem crianças tão bem educadas.
       

    Post Relacionados

    A ORIGEM DO AMIGO SECRETO

    PORQUE VOCÊ NÃO DEVE BEBER NA FESTA DA EMPRESA.






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos