• CONVIVÊNCIA NOS CONDOMÍNIOS.
    Há 2 Anos - POR ANA FRANCO


    Viver e conviver em um condominio pode ser mais dificil do que você pensa, isso se o respeito pelas regras e pelos demais moradores não foram respeitadas. 
    Não é bem cada um cuida de sua vida e esquece a vida dos outros. Em um condominio há vizinhos, pessoas com as quais você nunca conviveu, que, embora no mesmo prédio, podem ter tido educação e valores muito diferentes do seu.

    Esse "viver em comunidade" não é fácil. Aqui o seu vizinho faz parte de sua vida sim, ele divide espaços comuns, e muitas vezes divide uma parede.
    Nesses tempos de pandemia, quando estamos mais dentro de casa, essa convivênica tem gerado atritos por conta das diferenças.
    Mas, como em tudo na vida, há solução.

    Se você acabou de se mudar, não custa muito mandar um cartãozinho e um vasinho de flores para seu vizinho de andar, se apresentando e já pedindo desculpas por qualquer transtorno durante sua mudança. E respeite as regras do condominio com relação a horarios e dias de semana permitidos para a mudança.

    Vai fazer obra no seu apartamento? Comunique ao sindico por escrito, verifique as regras e comunique também ao seu vizinho.

    Regra geral nos condominio é que após as 22 horas e antes das 9 da manhã é proibido fazer barulho. Então muita atenção com essa regra. Quem tem cachorro, criança pequena, precisa tomar mais cuidado ainda. se for o caso veja a possibilidade de instalar uma proteção nas paredes para minimizar o barulho. 
    Som e televisão no ultimo volume também devem ser evitados, mesmo nos horarios permitidos, afinal ninguem é obrigado a ter o mesmo gosto musical que você.

    Sua vizinha acabou de ganhar um bebê, mande um cartãozinho parabenizando acompanhado de uma lembrancinha, não havendo intimidade não precisa visitar.

    Imprevistos tambem acontecem. Seu filho quebrou o vaso que o vizinho mantem na entrada, seu cachorrinho fez pipi no tapete, qualquer que tenha sido a situação, avise, peça desculpas e pague o prejuizo, simples assim.

    Você não precisa ser amiguinho de todos os moradores do condominio, mas em algum momento vai cruzar com eles na garagem, no hall, no elevador. Basta um cumprimento, bom dia, boa tarde, boa noite.

    Seu cachorrinho anda pelo elevador de serviço, se for pequenino e tiver outra pessoa dentro, carregue no colo, se for grande, melhor descer com ele pela escada ou quando não tiver ninguem no elevador. Há pessoas que não gostam de animais e outras que tem verdadeiro pavor deles, seja de que tamanho for. 

    Academia e piscina do condominio também tem regras definidas, respeite, se tiver alguma reclamação envie por escrito ao sindico, assim fica registrado, não leve para as redes sociais, isso só vai fazer o problema tomar uma proporção muito maior, e a solução bem mais dificil. 

     

     

     

    Post Relacionados

    COMO SE DIRIGIR AS PESSOAS EM UMA COMUNICAÇÃO VIRTUAL.

    ATÉ QUE PONTO VALE A PENA USAR UMA FALSIFICAÇÃO?






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos