• COZINHANDO NA PEDRA DE SAL
    Há 6 Anos - POR ANA FRANCO


    Cozinhando na pedra de sal

    Há algum tempo namorava um pedra de sal do Himalaia para cozinhar que encontrei numa boutique de carnes onde costumo fazer compras.
    Até que um belo dia resolvi apostar e fazer esse investimento, afinal não é tão baratinho assim.
    Mas como aqui em casa curtimos muito fazer churrasco e experimentar novas técnicas, vamos lá. Comprei.

    A pedra é linda, de um tom de rosa com nuances mais claras e mais escuras.Além disso estudos afirmam que é a melhor forma de salgar alimentos, voltando um pouco ao que é mais natural, uma grande tendência da gastronomia atual.
    As pedras de sal do Himalaia ficam protegidas por um manto de leva, pelas montanhas e pela neve e são consideradas as mais puras do mundo, porque estão livres da poluição e das toxinas.

    Há, ainda, uma diferença fundamental de cozinhar na pedra de sal, viver uma experiência esteticamente charmosa.
    A placa vai direto à chama do fogão ou na grelha da churrasqueira, que foi como usamos aqui em casa. Os blocos de pedra de sal pesam geralmente em torno de 5kg, tem baixa porosidade e praticamente nenhuma umidade, o que significa dizer que salgam o alimento na medida certa.

    Dá para cozinhar carne, peixe, vegetais, frutas, o que sua imaginação mandar. Já fizemos experiência com carne, usei bife Ancho,e também com camarão e peixe. Se o alimento tiver pouca e nehuma gordura, como é o caso do camarão, o ideal é passar um pouco de azeite na pedra.

    Tembém dá para utilizar a placa a frio, gelando a placa antes e usando para servir pratos crus, como sushis e sashimis.
    As pedras já trazem um manual de utilização, de como aquecer e de como limpar, aliás essa parte é muito importante.
    Aqui já vou adiantando algumas dicas:

    1. Manuseie com cuidado, ela pode cair e trincar ou quebrar, coloque na grelha da churrasqueira com o fogo ainda não muito alto.

    2. Se for usar no fogão, começe com a chama baixa e depois vá aumentando. A pedra leva, em média, 10 minutos apenas para estar bem quente.

    3. Para limpar você vai precisar esperar que a pedra esfrie totalmente, aqui em casa utilizamos uma espátula para eliminar o sujo mais grosso que fica na pedra, sempre com muito cuidado para não desgastar. Quando fria você passa uma esponja macia molhada com água apenas e seca com papel toalha. Não pode usar nenhum tipo de detergente na pedra.


     

     

     

    Post Relacionados

    DÁ PARA EVITAR PESSOAS INDESEJÁVEIS?

    FAZENDO BONITO À MESA






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos