• COMO COMEÇOU O CIRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
    Há 4 Anos - POR ANA FRANCO



    Hoje nossa homenagem é para Nossa Senhora de Nazaré, no dia de seu Círio. Como filha e devota de Nossa Senhora, não poderia deixar passar essa homenagem.

    Como muitas pessoas me perguntam sobre o Círio, optei por um pequeno resumo de como começou a história de devoção e fé em Nossa Senhora.

    Conta a historia que Plácido, um caboclo paraense, encontrou uma pequena imagem de Nossa Senhora às margens do Igarapé Murucutu, que corria pela atual travessa 14 de Março, fundos da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

    Plácido então pega a imagem e leva oara sua casa, onde hoje seria a Catedral da Sé. No dia seguinte a imagem havia desaparecido. Plácido retorna ao igarapé, e lá encontra novamente a imagem. 

    Entendendo que a imagem queria ficar naquele local, a comunidade então resolve construir uma pequena capela, o que acabou dando inicio à romaria e à devoção a virgem de Nazaré.

    O primeiro registro de uma procissão do Círio é no dia 8 de dezembro de 1793, saindo do Palácio do Governo.Somente em 1901 foi que a procissão passou a se realizar no segundo domingo de outubro, como é até hoje.

    Para evitar as constantes chuvas na região, em 1854 o Círio passou a ser realizado pela manhã e a partir de 1882 o bispo Dom Macedo Costa determinou que o ponto de saida passaria a ser a Catedral de Belém.

    A imagem original fica permanentemente em um glória, na Basilica, de onde só sai na época do Cirio, mas permanece dentro da igreja em uma berlinda. A imagem que participa das procissões, que atualmente são 12, é uma réplica.

    Em 1992, no Cirio 200, a imagem original saiu na procissão.

    Post Relacionados

    PORQUE MULHERES DEVEM USAR PRETO EM VISITA AO PAPA.

    DIVIDIR QUARTO, UMA QUESTÃO DE RESPEITO






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos