• ARRUMANDO OS CONVIDADOS A MESA
    Há 3 Anos - POR ANA FRANCO



    Essa semana recebi em casa um grupo bem pequeno de pessoas para um jantar. Apenas oito pessoas no total, todas da mesma familia, praticamente. Tinhamos um convidado de fora do Brasil e sua namorada.Primeira vez em Belém.
    Só nos conhecia por fotos.

    O jantar foi servido com a mesa posta e os convidados levantando para servir no buffet.
    Pois bem, como montar essa mesa?

    Antes de pensar em quem vai sentar perto de quem, use de seu bom senso, às vezes é preciso fugir um pouco de regras muito rigidas para dar mais conforto a seu convidado.
    No meu caso especifico, optei por deixar o casal próximo, mas não ao lado um do outro. 
    Outra regra que quebrei foi colocar meu marido ao lado do convidado.Lembre de que era um jantar em familia, com apenas um convidado de fora.

    Porém, para quem precisa seguir as regras pode usar o Plano de mesa, separando casais e colocando os convidados de forma a que haja interação entre eles e a conversa flua. 
    Com poucos convidados a anfitriã pode indicar os lugares, mas para um numero maior de pessoas, mais do que dez por exemplo, é melhor usar prismas de mesa com os nomes.

    Use cartões dobrados ao meio com o nome do convidado escrito a mão. Cuidado com a caligrafia, se for o caso use letra de forma.

    No plano de mesa tradicional os anfitriões sentam-se nas cabeceiras e à direita da anfitrã o convidado mais importante e ao lado do anfitrião a convidada mais importante.
    Ou os anfitriões sentam-se no centro da mesa retangular, frente a frente e alternam os convidados, homens e mulheres.

    Só será um problema se houver maior numero de um genero do que de outro. Use o bom senso.

    Em um evento informal, com poucos convidados, a anfitriã pode deixar que cada convidado sente onde quiser. A única desvantagem é que as pessoas, em geral, sentam ao lado de seus pares e dai fazer a conversa fluir é um pouco mais dificil.

     

    Post Relacionados

    A ORIGEM DO AMIGO SECRETO

    PORQUE VOCÊ NÃO DEVE BEBER NA FESTA DA EMPRESA.






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 5 anos