• COMO SURGIU O CARTÃO DE CRÉDITO
    Há 4 Anos - POR ANA FRANCO



    As vezes usamos algum objeto mas nem nos damos conta de como ele surgiu, ele fica tão incorporado a nossa rotina que a nós parece que sempre esteve lá.
    Isso acontece com a forma mais comum com a qual fazemos compras hoje em dia, o cartão de crédito.
    Você já tentou imaginar, alguma vez, como ele surgiu.

    Minha curiosidade foi atras da informação. Ele surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos, e, inicialmente eram dados a clientes fiéis dos estabelecimentos.

    Na década de 1950, Frank MacNamara, empresário novaiorquino teve a brilhante idéia de criar um cartão em que o nome do dono estivesse impresso, e que, após um tempo, o dono do cartão pudesse pagar a conta.
    Essa idéia surgiu durante um almoço, quando ele percebeu que tinha esquecido dinheiro e talão de cheques para pagar a conta.

    Naquele mesmo ano surge o The Diners Club, feito em papel cartão, aceito em apenas 27 restaurantes e usado apenas por pessoas importantes, mais ou menos 200 pessoas, todas amigas de Frank.

    A partir de 1952 o numero de adeptos começou a aumentar assim como o número de estabelecimentos que aceitavam como forma de pagamento. Em 1955 passou a ser confeccionado em plástico.

    Outros cartões começaram a surgir como o American Express, o Master Charge e o Diners Corporate, primeiro cartão de crédito corporativo.

    No Brasil o cartão de crédito chegou em 1956, pelas mãos do tcheco Hanus Tauber, que comprou uma franquia da Diners. Mas inicialmente era apenas um cartão de compra e não de crédito. O primeiro cartão de crédito foi lançado em 1968, o Credicard.

     

    Post Relacionados

    DÁ PARA EVITAR PESSOAS INDESEJÁVEIS?

    FAZENDO BONITO À MESA






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos