• A ETIQUETA NA HORA DE SERVIR VINHO
    Há 4 Anos - POR ANA FRANCO


    O vinho vem se tornando cada vez mais uma bebida apreciada por um grande número de pessoas, de diferentes classes sociais e poder aquisitivo, porque a bebida ficou mais democrática, há vinhos para todos os gostos e todos os bolsos também.

    Assim sendo, é preciso conhecer algumas regras de etiqueta para ficar seguro na hora de apreciar um vinho, seja em um local público seja em casa, reunindo amigos.

    Se você estiver em um restaurante ou em um evento, os garçons, treinados para isso, vão te servir, mas em sua casa, ou na casa de amigos, você ou os convidados é que farão isso.
    Então, na hora de trazer a garrafa, segure pelo meio, envolva a garrafa com toda a mão, sem esconder o rótulo. No caso dos vinhos que são servidos gelados, é bom envolver em um guardanapo para não pingar água em ninguem.

    Algumas garrafas de vinho tem uma espécie de buraco no fundo, uma concavidade, cuidado, isso não foi feito para você enfiar o dedo, não use o furo para segurar a garrafa ne fique brincando com ele.

    Se você estiver em um restaurante e pedir vinho, a garrafa será apresentada a quem pediu, e uma pequena quantidade é colocada no copo para que seja aprovado.
    Feito isso o graçom serve primeiro as senhoras presentes, da mais velha a mais jovem, depois os homens, respeitando a mesma regra de idade, e, por ultimo, que pediu o vinho.

    No caso de ter sido uma senhora a pedir o vinho, ela será a primeira a provar e a última a ser servida.
    Já na sua casa, o anfitrião serve o vinho e se serve por último.

    Não se deve encostar a boca da garrafa na taça, aproxima-se o quanto possivel mas sem tocar. Por isso o cuidado com aquela última gota que fica.

    Os garçons usam um guardanapo de serviço que é muito útil nessa hora, quem tem pratica pode dar aquela viradinha na garrafa depois de servir, evitando que a gota se forme.

    Não se pergunta se já está bom ou se a pessoa quer mais, nem tampouco deve-se encher a taça até a boca.
    A quantidade certa é o equivalente a tres dedos de vinho. O motivo, além de ficar mais fácil da pessoa beber, o vinho precisa de espaço para ser aerado para que os aromas se desprendam.

    Com relação aos espumantes, isso evita que a bebida esquente no copo e a pessoa acabe deixando de lado.

    Se alguem vai servir o vinho para você, não precisa levantar a taça, deixe na mesa que o garçom ou outra pessoa que esteja servindo venha e lhe sirva.

    A taça de vinho deve ser segurada pela haste, evitando que o calor de sua mão aqueça a bebida, por isso as taças de vinho tem as hastes altas.

    Cada vinho tem uma taça diferente onde deve ser servido, em um serviço à francesa os garçons ja sabem essa ordem e vão servir você corretamente, retirando a taça quando trocar o prato. Mas, se você está na casa de amigos e vai trocar de bebida, vai passar do branco para o tinto, por exemplo, o ideal é trocar de taça.

    Porém, caso seu anfitrião não tenha tido esse cuidado de disponibilizar as diferentes taças, nada de constrangê-lo, coloque um pouco de água na taça e discretamente descarte, isso vai ajudar a limpar a taça.
    Se não tiver chance, esqueça, fique no vinho que estava tomando anteriormente.

     

     

    Post Relacionados

    COMO SE DIRIGIR AS PESSOAS EM UMA COMUNICAÇÃO VIRTUAL.

    ATÉ QUE PONTO VALE A PENA USAR UMA FALSIFICAÇÃO?






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos