• REGRAS UNIVERSAIS DE ETIQUETA NO MUNDO CORPORATIVO
    Há 4 Anos - POR ANA FRANCO



    Independente de seu cargo. existem regras universais de etiqueta corporativa que todo profissional precisa conhecer e seguir.
    E, se você está almejando subir na carreira, é bom ficar bem atento a essas regras, porque o comportamento faz toda a diferença no profissional para progredir ou não na carreira.

    Você vai participar de sua primeira reunião na empresa, ou porque acabou de ser contratado ou porque conseguiu uma promoção e não conhece todos os presentes, então não se feche em si mesmo, também não precisa bancar a miss simpatia, aja normalmente e se apresente. O ideal é começar pela pessoa com o cargo mais alto. 

    Nada de beijinhos, no mundo corporativo o aperto de mão é a regra. Em geral o superior estende a mão primeiro, mas, se você está recebendo alguem na sua empresa o gesto cabe a você.

    A mulher só precisa levantar para cumprimentar alguem hierarquicamente superior ou mais idoso. O homem deve levantar sempre.

    Ajudar uma senhora a sentar puxando a cadeira continua sendo uma gentileza, mesmo no ambiente corportativo e não faz mal a ninguem.

    Telefone celular deve ficar guardado na bolsa ou aos cuidados de uma secretária, jamais em cima da mesa de reuniões.

    Melhor não comer nada durante as reuniões, café e água estão liberados, claro, haverá certamente um intervalo para checar o celular, ir ao banheiro e cofee brake.

    O ideal é que as cadeiras estejam todas na mesma altura para todos os participantes, mas, se não houve esse cuidado por quem preparou a sala você mesmo pode fazer.

    Mulheres devem manter as pernas paralelas,sem cruzar em baixo da mesa.

    Na dúvida quanto ao que vestir, vá no básico. Preto e branco sempre deram certo, calças de alfaiataria, camisas com abotoamento, sapatos confortáveis e um acessório mais colorido são sempre elegantes.

    O mundo corportativo não aceita atrasos, eles não são vistos com bons olhos.

    Durante a reunião exponha suas idéias de forma clara e objetiva, não monopolize a reunião tentando mostrar que sabe mais do que os outros, isso também não pega bem.

    Se não tiver nada a dizer, melhor escutar e assimiliar todas as informações.

    Post Relacionados

    COMO SE DIRIGIR AS PESSOAS EM UMA COMUNICAÇÃO VIRTUAL.

    ATÉ QUE PONTO VALE A PENA USAR UMA FALSIFICAÇÃO?






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos