• SOBRE O DIA DAS MÃES
    Há 4 Anos - POR ANA FRANCO


    Você sabe como surgiu o dia das mães? Muito bem, na Grécia antiga, o começo da primavera era festejado em honra da Mãe dos Deuses, Rhea.

    Mas foi na Inglaterra que se começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas, quando estas tinham folga para ficar em casa com suas mães. O dia foi denominado de “Mothering day”. 

    Em 1872, a escritora Julia Ward Howe, autora do Hino de Batalha da República, sugeriu a criação de uma data para a celebração  das mães.
    Mas quem realmente iniciou uma campanha para instituir o Dia das Mães foi Anna Jarvis, da Virginia Ocidental.

    O fato aconteceu quase que casualmente, quando, após perder sua mãe, em 1905, e cair em depressão, as amigas, como forma de ajudá-la, resolveram fazer uma festa, para perpetuar a memória da mãe de Anna.

    Esta concordou, contato que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, fortalecendo os laços de família e o respeito aos pais. A luta de Ana pela instituição do Dia das Mães durou três anos, e a primeira celebração oficial aconteceu em 26 de abril de  1910, quando a data foi oficialmente incorporada ao calendário pelo governador da Virginia Ocidental. Logo em seguida os demais  estados norte-americanos aderiram.

    Somente em 1914, Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos, unificou a comemoração, estabelecendo o Dia Nacional das Mães como o segundo domingo de maio. Ironicamente, Anna nunca chegou a ser mãe.

    No Brasil o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 1918. Getulio Vargas foi quem  oficializou a data em 1923.
    Em 1947, o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, determinou que a data fizesse parte do calendário oficial da Igreja Católica.

     

     

    Post Relacionados

    COMO SE DIRIGIR AS PESSOAS EM UMA COMUNICAÇÃO VIRTUAL.

    ATÉ QUE PONTO VALE A PENA USAR UMA FALSIFICAÇÃO?






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 5 anos