• FESTAS JUNINAS COMO NÃO AMAR!
    Há 3 Anos - POR ANA FRANCO



    Para mim é a melhor época do ano, amo as festas e as comidas juninas, elas têm um lugar especial, porque valorizam as tradições locais e também revelam muitos elementos  históricos, religiosos e mitológicos curiosos, que passam desapercebidos.

    Dia 13 Santo Antônio foi o homenageado, e hoje, dia 24 é dia de São João. Foi ele que batizou Cristo no rio Jordão, e de sua história a cultura popular europeia retirou vários símbolos, que passaram a se mesclar com os tradicionais ritos de colheita e um dos mais importantes é a fogueira.

    A fogueira de São João, mesmo que já não seja tão comum nas grandes cidades, tem seu fundamento na história do nascimento de João Batista, ela era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus.

    Quem trouxe essa tradição para o Brasil foram os jesuitas. Em torno da fogueira de São João também se desenvolveram uma série de superstições e simpatias.
    Uma delas é o chamado " batismo na fogueira", que cria laços de apadrinhamento quando se salta as brasas de uma fogueira que tenha sido acessa.
    Existem também inúmeras simpatias de adivinhação, principalmente as relacionadas ao casamento.

    Uma das mais conhecidas tradições no dia de São João é do banho de cheiro, passada de geração em geração.
     Uma variedade enorme de ervas, cheiros e perfumes faz um banho cheiroso, que deve ser preparado na véspera do dia 24 e ficar no sereno,para absorver toda a boa energia do universo.
    Promete trazer saúde, prosperidade e até casamento.

    Só digo que não deixo de tomar meu banho todos os anos, aliás já está devidamente encomendado para a querida Dona Coló,minha erveira do coração.

    Post Relacionados

    PORQUE MULHERES DEVEM USAR PRETO EM VISITA AO PAPA.

    DIVIDIR QUARTO, UMA QUESTÃO DE RESPEITO






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos