• OLHANDO PARA O FUTURO POS PANDEMIA
    Há 3 Anos - POR ANA FRANCO


     

    A humanidade já sobreviveu a duas grandes guerras mundiais, e, dizem alguns historiadores, estamos vivendo a terceira, não uma guerra como as anteriores, mas contra um inimigo muito mais mortal e invisivel, o sobre o qual pouco se sabe, o que torna mais complexo seu combate.

    Mas, apesar de tantas mortes tanta destruição, a história jamais parou, o ser humano tem grande capacidade de se reinventar e reconstruir sobre os escombros, sejam eles fisicos ou não, superar dramas e catastrofes e se superar apesar das dificuldades as mais diversas.

    E como vai ficar o mundo após o corona virus? Esse não é um exercicio de adivinhação, mas um olhar sobre o que está contecendo hoje, as mudanças que já estão sendo implementadas e as possiveis transformações que deverão acontecer ao nosso redor. Uma oportunidade de se reinventar e buscar novos caminhos.

    A primeira mudança e talvez a mais importante, seja uma revisão nas nossas crenças e valores, a crise nos mostrou que não somos nada sozinhos, as pessoas se uniram e trabalharam mais como equipes, mais solidárias,
    seja entre vizinhos, seja entre funcionários da mesma empresa. Percebemos que aquele isolamento em que estavamos vivendo, cada um conectado ao seu celular não dá certo. 

    Nossa relação com o consumo também vai mudar, o isolamento nos mostrou que, "menos é mais" mesmo. Consumir por consumir saiu de moda, ficou feio, focar no que é essencial noque realmente tem valor é o que vai fazer sentido.

    Dito isso, nossos espaços de comércio devem mudar também. As pessoas ainda vão ficar com receio e ansiosas de sair comprando em grandes centros comerciais, os cuidados com a saúde e com o bem estar devem estar em alta.
    Quem se preocupar com isso vai ter grande chance de sucesso.As empresas precisam olhar para seus espaços e criar locais que tragram ao cliente a sensação de segurança.

    A mudança nos restaurantes também devem ser profundas, o srrviço de entrega deve se tornar a principal fonte de receita de muitos locais. Investir em serviço de qualidade, profissionais capacitados e que façam o delivery
    com segurança deve ser a tendência. Assim como outros serviços que podem também passar a ser feitos através da entrega em casa.

    Uma outra mudança que acredito que vá acontecer, é na forma como as pessoas vão consumir cultura. As famosas lives devem ser uma nova tendência e os produtores de shows devem ficar ligados nisso. Ao mesmo tempo em que tours por museus e galerias devem ganhar maior destaque.

    Nem é preciso dizer que o home office veio para ficar e deve crescer cada vez mais. É prático, seguro e economico.
    Muitas empresas de diferentes tamanhos devem investir nisso. É hora, então, de pensar em quem vai trabalhar em casa, e pensar em serviços que possam ser oferecidos para esses profissionais.

    Uma outra tendência que deve vir com força é a de procurar emprego perto de casa. O medo de aglomeração nos transportes públicos vais fazer com que o profissional prefira um local de trabalho que possa ir caminhando.

    Quem ja vendia online, seja pela internet, instagram ou facebook deve ver suas vendas aumentarem, o receio de encontrar lojas lotadas e a facilidade de comprar de casa é uma tendência que vai permanecer. Se o seu negócio ainda não está no shopstreaming é bom começar a pensar nisso. Até mesmo serviços podem ser oferecidos e consumidos atraves do mundo virtual.

    É o momento de buscar conhecimento, atualizar os seus ou mesmo tentar uma carreira diferente. Os cursos online, a maioria gratuita, é uma boa oportunidade de mudar de carreira ou de criar um novo negócio.

    E falando em cursos online, a educação a distancia, com aulas online também é uma tendência muito forte.
    Os mentores virtuais devem se intensificar, novas plataformas conectando professores e alunos devem ganhar muita força.

    Para quem olhar a crise como oportunidade tem várias opções, basta ter coragem e olhar o futuro com fé e esperança.

    Post Relacionados

    COMO SE DIRIGIR AS PESSOAS EM UMA COMUNICAÇÃO VIRTUAL.

    ATÉ QUE PONTO VALE A PENA USAR UMA FALSIFICAÇÃO?






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos