• MESAS E MESEIRAS
    Há 4 Anos - POR ANA FRANCO


    Para mim uma das mais bonitas tradições de familia são as reuniões ao redor da mesa, e eu venho de uma familia grande, do interior do Pará, onde a mesa era enorme, com banco corrido e cadeiras apenas nas cabeceiras, para que acomodasse tanto a familia quanto os amigos que eventualmente apareciam na hora das refeições. E esse eventualmente era praticamente todo dia.

    Havia uma mesa para os adultos e uma mesa para acomodar as crianças, de tanta gente não cabiam todos em uma mesa só. E lembro que era uma festa, um prazer reunir a todos na hora da refeição.

    Com o tempo essa tradição foi quase que terminando, se resumindo a encontros eventuais mesmo, dada a dificuldade de reunir a familia.
    Mas uma mesa posta, o prazer de montar uma mesa, vem sendo resgatado pelas meseiras, e eu me incluo entre elas, colocando carinho e atenção em cada pequeno detalhe que faz uma enorme diferença para quem usufrui um desses momentos.

    Atualmente há meseiras em vários lugares do país, conversando e trocando informações atraves das redes sociais, ministrando cursos e levando adiante essa bonita arte. Sim, porque tem arte em montar uma bela mesa, observando as regras de etiqueta, um pouco de decoração e muito bom gosto para equilibrar cores, tons e formas.

    Mesa posta voltou a ser assunto sério e discutido em várias rodas. 

    E para montar uma bela mesa, além de tudo isso, você precisa ter paciência e tempo. Além é claro de um jogo de talheres completo, porcelana de qualidade, um bom jogo de copos, sousplat e guardanapos. Tudo pode ser mais formal ou informal, dependendo do horário, se será almoço ou jantar. Lembre sempre de que ocasiões mais formais pedem uma mesa bem montada, decorada com bom gosto e distinção.

    E vale também usar de toda a sua criatividade misturando cores e padrões que falem entre si, distinguindo os lugares dos anfitriões ou dos convidados de honra, criando marcadores de lugar que saiam do lugar comum.

    O importante é que você carpriche no visual de sua mesa e encante seus convidados. E, se por acaso não se sente capaz de montar uma mesa, entra em contato conosco, montamos a sua e te damos todas as dicas. Afinal, meseira é para isso mesmo.

    p.s minha homenagem e respeito a Maria Tereza Timbo e Helvia Mesas, duas das melhores meseiras que conheço.

    Post Relacionados

    A ORIGEM DO AMIGO SECRETO

    PORQUE VOCÊ NÃO DEVE BEBER NA FESTA DA EMPRESA.






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos