• COMO USAR CORRETAMENTE OS TALHERES
    Há 4 Anos - POR ANA FRANCO


    Antigamente as familias faziam as refeições juntas e era nesse momento que os filhos aprendiam a como utilizar corretamente os talheres e copos.
    Essa tradição existe até hoje, em eventos mais refinados com mesa posta à francesa, e muita gente se atrapalha sem saber como fazer.

    A primeira dica é, que os talheres são usados de fora para dentro. Ou seja, o primeiro prato vai utilizar os talheres mais afastados do prato, e, a medida que o serviço for acontecendo, os talheres, pratos e taças são retirados.

    Existem duas formas de utilizar os talheres, o americano e o europeu, sempre lembrando que o serviço à francesa é o mais protocolar e o utilizado em jantares mais solenes.

    Você começa segurando o garfo na mão esquerda e a faca na direita, corta o alimento, pousa a faca no alto do prato à direita, com o corte voltado para dentro, pega o garfo com a direita e leva a boca.
     
    Os europeus cortam do mesmo jeito, porem continuam com os talheres nas mãos e levam os alimentos à boca com os dentes do garfo voltado para baixo. Isso porque os europeus costumavam gravar nos talheres o brasão das familias, pratica que vem sendo abolida por ser considerada esnobe.Na hora de descansar os talheres para beber algo, a faca vai para parte de cima do prato como no jeito americano.
     
    Para cada prato temos o talher apropriado.Por exemplo:
    No caso das folhas, se vierem inteiras, devem ser dobradas, formando uma trouxinha, com ajuda do garfo e faca, mas sem cortar.
     
    Os legumes cozidos podem ser cortados com o grafo mesmo.
    Peixes tem talher proprio, o garfo tem um espaço maior no centro e a faca não tem serra e sim uma ponta que penetra nesse espaço maior para tirar uma espinha ou um pedaço de pele.

    As alcachofras são comidas com a mão, para desfolhar cada petala e o coração da alcachofra é cortado com garfo.

    As ostras são comidas segurando com a mão esquerda e com o grafo apropriado, um garfo pequeno de 3 dentes, desprega-se a ostra, pinga-se o limão e leva à boca com o garfo. Nesse caso deverá ser colocado ao lado esquerdo um bowl com água e lavanda para limpar as pontas dos dedos.

    As carnes em geral são comidas com garfo e faca. Em ambientes mais descontraidos, como churrascos ao ar livre, costelas e asinhas podem ser comidas com as mãos.
     
    Doces em compotas devem ser comidos com garfo e pode tomar a calda com a colher. As frutas, se vierem partidas você come com garfo, uvas, cerejas, morangos, você pega com a mão e as sementes ou caroços são colhidos com a mão fechada em forma de concha e levados ao prato.
     
    Sopas e caldos são tomados com a colher, de dentro para o centro da mesa, nunca de dentro do prato para você evitando que alguma gota lhe suje.
     

    Post Relacionados

    COMO SE DIRIGIR AS PESSOAS EM UMA COMUNICAÇÃO VIRTUAL.

    ATÉ QUE PONTO VALE A PENA USAR UMA FALSIFICAÇÃO?






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 5 anos