• COMO USAR CORRETAMENTE OS TALHERES
    Há 10 Meses - POR ANA FRANCO


    Antigamente as familias faziam as refeições juntas e era nesse momento que os filhos aprendiam a como utilizar corretamente os talheres e copos.
    Essa tradição existe até hoje, em eventos mais refinados com mesa posta à francesa, e muita gente se atrapalha sem saber como fazer.

    A primeira dica é, que os talheres são usados de fora para dentro. Ou seja, o primeiro prato vai utilizar os talheres mais afastados do prato, e, a medida que o serviço for acontecendo, os talheres, pratos e taças são retirados.

    Existem duas formas de utilizar os talheres, o americano e o europeu, sempre lembrando que o serviço à francesa é o mais protocolar e o utilizado em jantares mais solenes.

    Você começa segurando o garfo na mão esquerda e a faca na direita, corta o alimento, pousa a faca no alto do prato à direita, com o corte voltado para dentro, pega o garfo com a direita e leva a boca.
     
    Os europeus cortam do mesmo jeito, porem continuam com os talheres nas mãos e levam os alimentos à boca com os dentes do garfo voltado para baixo. Isso porque os europeus costumavam gravar nos talheres o brasão das familias, pratica que vem sendo abolida por ser considerada esnobe.Na hora de descansar os talheres para beber algo, a faca vai para parte de cima do prato como no jeito americano.
     
    Para cada prato temos o talher apropriado.Por exemplo:
    No caso das folhas, se vierem inteiras, devem ser dobradas, formando uma trouxinha, com ajuda do garfo e faca, mas sem cortar.
     
    Os legumes cozidos podem ser cortados com o grafo mesmo.
    Peixes tem talher proprio, o garfo tem um espaço maior no centro e a faca não tem serra e sim uma ponta que penetra nesse espaço maior para tirar uma espinha ou um pedaço de pele.

    As alcachofras são comidas com a mão, para desfolhar cada petala e o coração da alcachofra é cortado com garfo.

    As ostras são comidas segurando com a mão esquerda e com o grafo apropriado, um garfo pequeno de 3 dentes, desprega-se a ostra, pinga-se o limão e leva à boca com o garfo. Nesse caso deverá ser colocado ao lado esquerdo um bowl com água e lavanda para limpar as pontas dos dedos.

    As carnes em geral são comidas com garfo e faca. Em ambientes mais descontraidos, como churrascos ao ar livre, costelas e asinhas podem ser comidas com as mãos.
     
    Doces em compotas devem ser comidos com garfo e pode tomar a calda com a colher. As frutas, se vierem partidas você come com garfo, uvas, cerejas, morangos, você pega com a mão e as sementes ou caroços são colhidos com a mão fechada em forma de concha e levados ao prato.
     
    Sopas e caldos são tomados com a colher, de dentro para o centro da mesa, nunca de dentro do prato para você evitando que alguma gota lhe suje.
     

    Post Relacionados

    VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

    VAMOS TOMAR UM CAFEZINHO?






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 2 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 4 anos
COMO SERVIR CAFÉ
há 3 anos