• OCIMAR VERSOLATO
    Há 1 Ano - POR ANA FRANCO



    O primeiro brasileiro a dirigir uma maison de Haute Couture, no final dos anos 1990, a Lanvin, Ocimar Versolato, mudou-se para Paris em 1987. Anos depois de muito estudo e trabalho, lança em março de 1994 sua primeira coleção.

    Bem poucos estilistas brasileiros conseguiram tamanho espaço no mercado internacional como ele. Foi aceito no seleto grupo da Chambre Syndicale de la Haute Couture, a entidade máxima da moda francesa.
    Ocimar chamava de brega e copiadores os estilistas brasileiros. Tinha um estilo muito próprio, era muito técnico, fez figurinos para cinema e vestiu inúmeras atrizes e cantoras.

    Foi dele o figurino de Sonia Braga, uma de suas musas, para o filme Tieta, em 1996.

    Sua cartela de cores era sempre muito enxuta, silhuetas esguias, com cintura bem definida.
    Foi um dos primeiros estilistas a criar uma segunda linha, mais casual, a O.V.Sport, que atingia um público que não tinha condições financeiras para bancar um vestido de festa assinado por ele, mas que curtia uma boa calça jeans.


    Em 2005 lançou seu primeiro livro, Vestido em Chamas, onde conta toda sua trajetória,  desde quando decidiu que queria ser estilista ainda com 13 anos e todas as dificuldades que enfrentou para tornar o sonho realidade.

    O Brasil perde mais um de seus gênios criativos, mas sua obra permanece.

     

     

    Post Relacionados

    AGRADECIMENTOS DOS PRESENTES DE CASAMENTO

    NOVOS ESPAÇOS DE TRABALHO






Mais vistos

HISTORIA DA ETIQUETA
há 2 anos
QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 11 meses
COMO SERVIR CAFÉ
há 2 anos