• DOMITILA DE CASTRO
    Há 6 Anos - POR ANA FRANCO


    Domitila de Castro

    Com a exibição da novela Novo Mundo, um personagem da nossa história tem despertado amor e ódio em quem assiste, Domitila de Castro Canto e Melo, tida como a mais famosa amante de Dom Pedro I.
    A Marquesa de Santos, que recebeu esse título em 1826, era uma nobre brasileira,  por quem o Imperador do Brasil caiu de amores.

    Domitila era filha de João de Castro Canto e Melo, o primeiro visconde de Castro, e de Escolástica Bonifácia de Oliveira Toledo Ribas, e pertencia a uma tradicional familia paulista.

    Aos 15 anos casou com Felicio Pinto Coelho de Mendonça, oficial do segundo esquadrão do Corpo dos Dragões da cidade de Vila Rica, com quem teve tres filhos.
    Dado como homem muito violento, Domitila viria a se divorciar dele em 1824. Ela volta então para a casa dos pais com os filhos.

    Domitila não foi a única amante de D. Pedro, mas foi a mais importante e a que mais tempo se relacionou com ele.
    Mesmo sendo a preferiada, Dom Pedro ainda mantinha casos paralelos, incluindo um com sua irmã, Maria Benedita de Castro Pereira, a Baronesa de Sorocaba, com quem o imperador teve um filho.

    Domitila e Dom Pedro foram amantes até 1829, quando romperam devido ao segundo casamento de Dom Pedro com Amélia de Leuchtenberg.
     
     

     

     

     

     

    Post Relacionados

    DÁ PARA EVITAR PESSOAS INDESEJÁVEIS?

    FAZENDO BONITO À MESA






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos