• PORQUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS HOJE
    Há 3 Anos - POR ANA FRANCO


    Sempre ouvi dizer que a história não começa quando você entra nela.Mais pura verdade.
    As vezes, durante meus cursos, me questionam porque determinada regra é assim ou assado, como surgiu.
    Algumas tem até uma história bem interessante, e é disso que vamos tratar.

    O aperto de mãos, como forma de cumprimento existe desde o século V a.C, simbolizado por uma estátua da Saudação entre Atena e Gera, no Novo Museu de Acrópole, em Atenas.
    Dizem os historiadores que, ao usar a mão direita para cumprimentar alguem ficavam claras as boas intenções da pessoa. Lembrando de que as pessoas usavam as armas, como espadas, com a mão direita, o gesto de estender mostrava que a pessoa não estava disposta a puxar a arma.

    Você ouve desde criança que não se deve colocar os cotovelos em cima da mesa, mas ninguem te explicou que antigamente as mesas não eram firmes como as mesas de hoje, eram meio improvisadas, ao colocar os cotovelos como apoio havia o risco da mesa virar e derramar tudo no chão.

    O ato de brindar também vem da Idade Média, os reis e os poderosos viviam com receio de ser enveneados, então ao brindar, batiam uma taça na outra, provocando que algumas gotas da bebida caisse sobre a outra
    pessoa, se houvesse veneno o outro poderia ser envenenado também. Naquele tempo era preciso bater forte uma taça na outra, hoje em dia quanto menos barulho e quanto mais discreto melhor.
    Havia também um poutro ponto, o brinde deve ser feito com a mão direita, novamente para evitar ser atacado pelo outro.

    Nossos ancestrais acreditavam em espiritos e tinham varios rituais para espanta-los, um deles diz que, se bocejar com a boca aberta, a alma da pessoa poderia ir embora. Eu acredito mais que é porque os dentes eram mal cuidados e ninguem queria mostrar.

    Na época da peste, em 590 d,C, o papa Gregório Magno ordenou que todo aquele de espirasse fosse abençoado, surgiu o famoso "God Bless You" ou Deus te abencoe, já que o espirro indicava a pessoa que estava infectada.

     

     

    Post Relacionados

    A ORIGEM DO AMIGO SECRETO

    PORQUE VOCÊ NÃO DEVE BEBER NA FESTA DA EMPRESA.






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos