• O USO DA BOLSA
    Há 5 Anos - POR ANA FRANCO



    Ontem, assistindo a posse do novo presidente, Jair Bolsonaro, duas coisas me chamaram a atenção, a primeira a elegância discreta de Michele Bolsonaro, impecável no vestido estilo Chanel.
    A outra, porque nossa Primeira Dama não usava uma pequena carteira ou clutch, para compor o traje.

    Fui atrás de informação e recebi a seguinte resposta do professor Augusto Cesar, Chefe do Cerimonial da Universidade Rural da Amazônia e expert em protocolo oficial:"não existe nenhum protocolo quanto ao uso ou não de carteira por parte das esposas das autoridades que tomam posse. É uma questão de cunho exclusivamente pessoal. O único protocolo que existe é que as primeiras damas levam a precedência da autoridade que é seu marido ao contrário dos maridos que não tem direito a precedência da mulher que é autoridade."

    Mulher sem bolsa, seja ela de que tamanho for, fica incompleta, falta alguma coisa, é como se deixasse de usar brincos e passar batom.

    Em minha opinião, e claro, há quem discorde, a bolsa de mão é acessório indispensável para quem circula em eventos, sejam eles oficiais ou não.
    E, já que estamos falando de bolsa, aqui vão algumas pequenas dicas para seu correto uso.

    Não se deve colocar a bolsa em cima da mesa, jamais, seja ela de que tamanho for. As bolsas pequenas, estilo clutch, podem ficar no colo mesmo.
    As bolsas grandes, que devem ser usadas somente no dia a dia, jamais em eventos, ou são penduradas em suportes fixados a mesa, ou no chão mesmo, proximo a sua cadeira.
    Já dizia Paulo Coelho que do chão brota, então deixe de superstição.
    Mas, se mesmo assim você não se sente confortável, tente acomodar no colo mesmo. Não é uma boa idéia pendurar na cadeira, pode atrapalhar o serviço dos garçons ou mesmo ser levada por algum mal intencionado, e já aconteceram vários casos assim.

    Se o restaurante puder dispor de uma cadeira extra, todas as bolsas podem ficar acomodadas nela.
    Ah! e antes que eu esqueça, o celular fica lá, dentro da bolsa, combinado?

     

    Post Relacionados

    DÁ PARA EVITAR PESSOAS INDESEJÁVEIS?

    FAZENDO BONITO À MESA






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos