• A DIFÍCIL ARTE DE SER UM BOM GARÇOM
    Há 4 Anos - POR ANA FRANCO



    Encontrar um restaurante que tenha, ao mesmo tempo excelente comida, preço honesto e serviço impecável é uma missão quase impossivel. E, infelizmente, o pecado maior está no serviço.
    Todos sabem que um bom garçom é fundamental, então, investir em treinamento da equipe, de forma periódica deveria ser uma obrigação.

    Por incrivel que pareça, nem todo proprietário de restaurante lembra de que o garçom é seu principal vendedor.
    Foi-se o tempo em que os garçons eram meros tiradores de pedidos dos clientes. Incentivar a venda vai aumentar o lucro da casa e também o salário dos garçons.

    É importante que os garçons saibam quais os pratos mais rentáveis para o restaurante e saibam incetivar, sugerir ao cliente, de forma educada e elegante.

    Um bom garçom deve conhecer e já ter degustado os pratos do restaurante, e, o ideal é que de tempos em tempos essas informações sejam checadas, porque as pessoas podem esquecer algum detalhe.

    O dono do estabelecimento não deve delegar a outro garçom ou maitre como espera que seus clientes sejam tratados, ele deve dar o exemplo, mostrando como abordar o cliente, tom de voz, evitando intimidades.

    Investir em treinamento periodico da equipe é fundamental.É o momento de apresentar novos pratos, corrigir comportamentos e outros detalhes.

    Um bom garçom conhece o cardápio com detalhes, conhece a lista de vinhos, ao menos minimamente para saber indicar, conhece o plano de chão do restaurante, ou seja, quantas mesas, área de barra, as seções, sabe onde ficam os banheiros, estoque, as estações na cozinha.
    Todo bom garçom é resposável pela limpeza do estabelecimento, das mesas e da arrumação.
    Recepciona os clientes com educação, sabe como abordar corretamente, como receber os pedidos, sugere alterações,
    sugere acompanhamentos.

    Assim como sabe o lado correto por onde servir os pratos e bebidas, como colocar o prato na frente do cliente, que as senhoras são servidas primeiro e, ao final, como apresentar a conta.

    Uma boa dica para treinar os graçons é sentar a mesa e agir como cliente, principalmente quando há membros novos na equipe. Procure ser o mais chato possivel, exija e crie uma situação dificil para poder ensinar como o graçom deve agir nesse momento.

    Um bom garçom deve ser simpático, educado, atencioso mas sem intimidade. Deve conhecer os clientes mais habituais e seus gostos. Deve estar sempre bem arrumado, com perfume discreto, cabelos penteados, unhas limpas.

     

    Post Relacionados

    PORQUE MULHERES DEVEM USAR PRETO EM VISITA AO PAPA.

    DIVIDIR QUARTO, UMA QUESTÃO DE RESPEITO






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos