• A DIFÍCIL ARTE DE SER UM BOM GARÇOM
    Há 3 Semanas - POR ANA FRANCO



    Encontrar um restaurante que tenha, ao mesmo tempo excelente comida, preço honesto e serviço impecável é uma missão quase impossivel. E, infelizmente, o pecado maior está no serviço.
    Todos sabem que um bom garçom é fundamental, então, investir em treinamento da equipe, de forma periódica deveria ser uma obrigação.

    Por incrivel que pareça, nem todo proprietário de restaurante lembra de que o garçom é seu principal vendedor.
    Foi-se o tempo em que os garçons eram meros tiradores de pedidos dos clientes. Incentivar a venda vai aumentar o lucro da casa e também o salário dos garçons.

    É importante que os garçons saibam quais os pratos mais rentáveis para o restaurante e saibam incetivar, sugerir ao cliente, de forma educada e elegante.

    Um bom garçom deve conhecer e já ter degustado os pratos do restaurante, e, o ideal é que de tempos em tempos essas informações sejam checadas, porque as pessoas podem esquecer algum detalhe.

    O dono do estabelecimento não deve delegar a outro garçom ou maitre como espera que seus clientes sejam tratados, ele deve dar o exemplo, mostrando como abordar o cliente, tom de voz, evitando intimidades.

    Investir em treinamento periodico da equipe é fundamental.É o momento de apresentar novos pratos, corrigir comportamentos e outros detalhes.

    Um bom garçom conhece o cardápio com detalhes, conhece a lista de vinhos, ao menos minimamente para saber indicar, conhece o plano de chão do restaurante, ou seja, quantas mesas, área de barra, as seções, sabe onde ficam os banheiros, estoque, as estações na cozinha.
    Todo bom garçom é resposável pela limpeza do estabelecimento, das mesas e da arrumação.
    Recepciona os clientes com educação, sabe como abordar corretamente, como receber os pedidos, sugere alterações,
    sugere acompanhamentos.

    Assim como sabe o lado correto por onde servir os pratos e bebidas, como colocar o prato na frente do cliente, que as senhoras são servidas primeiro e, ao final, como apresentar a conta.

    Uma boa dica para treinar os graçons é sentar a mesa e agir como cliente, principalmente quando há membros novos na equipe. Procure ser o mais chato possivel, exija e crie uma situação dificil para poder ensinar como o graçom deve agir nesse momento.

    Um bom garçom deve ser simpático, educado, atencioso mas sem intimidade. Deve conhecer os clientes mais habituais e seus gostos. Deve estar sempre bem arrumado, com perfume discreto, cabelos penteados, unhas limpas.

     

    Post Relacionados

    REFEIÇÃO DE NEGÓCIOS, SAIBA COMO SE PORTAR

    ENCONTROS AMOROSOS






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 1 ano
HISTORIA DA ETIQUETA
há 3 anos
COMO SERVIR CAFÉ
há 2 anos