• ETIQUETA MODERNA OU MODERNA ETIQUETA.
    Há 5 Anos - POR ANA FRANCO


    Os tempos mudam mas as regras de etiqueta, o comportamento social não mudam. Etiqueta é uma questão de respeito, de civilidade, de facilitador além claro, de boas maneiras, educação.
    Mas ainda há que pense que seguir normas de etiqueta é algo fora de moda, e que obedecer regras é coisa de gente arrogante e fútil.

    Os fundamentos da etiqueta são muito simples. É tudo uma questão de usar palavras agradáveis, de ser gentil, manter uma boa apresentação pessoal e controlar suas emoções.

    A regra do "quem convida paga" vale se você realmente vai pagar a conta sozinho, mas hoje em dia é muito mais politicamente correto apenas sugerir de ir a um restaurante, e nesse caso cada um paga sua parte.

    Nem na casa de sua mãe , se não mora mais com ela, você chega sem avisar.

    Telefone celular é pessoal, e deve permanecer na bolsa em lugar publico. As pessoas devem perceber que são muito mais importantes para você do que aquele aparelinho.

    Encontrou alguem conhecido na rua ou no restaurante? Cumprimente mas não precisa parar ou ir incomodar na mesa, a não ser que seja convidado. Se estiver acompanhado e ele ou ela cumprimenta uma pessoa que você não conhece, faça o mesmo e
    cumprimente também. Um simples aceno já é suficiente.

    Você vai com amigos a um sushi bar mas não tem habilidade com o hashi? Nada demais pedir ao garçom os talheres que você sabe manusear.
     
    Assuntos muito sérios devem ser tratados pessoalmente.

    Se o ofenderam, não responda com um palavrão ou com um gesto agressivo, controle as emoções, sorria e, cordialmente, retire-se da presença da pessoa.

    Atenção motoristas, nada pior do que molhar os pedestres ao passar com o carro em uma poça d’água.

    Evite falar sobre: idade, riqueza, problemas domésticos, religião, política, relações amorosas, presentes e procedimentos médicos com quem não tem intimidade.
     
    O homem jamais deve tocar numa mulher sem seu consentimento, nem segurar sua mão, nem se aproximar demais durante uma conversa, ou puxar para dar um beijinho no rosto. A unica excessão é para  ajudá-la a subir em um meio de transporte ou em outra situação parecida.

    Quem entra em um recinto, cumprimenta primeiro.

    Mensagens pessoais são o que dizem:pessoais. Pais não devem ler a correspondência dos filhos, nem o marido, a correspondência da esposa, e assim sucessivamente.

    Rir de forma exagerada, falar muito alto e encarar as pessoas podem ser mal interpretados.

    Agradeça amigos, familiares e pessoas próximas. Agradeça-os, por exemplo, por suas boas ações e pela disposição que eles demonstram para lhe ajudar. Expressar gratidão é um ato de pessoas educadas e sensíveis.

     

    Post Relacionados

    PORQUE MULHERES DEVEM USAR PRETO EM VISITA AO PAPA.

    DIVIDIR QUARTO, UMA QUESTÃO DE RESPEITO






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 5 anos