• ORGANIZANDO UM CASAMENTO
    Há 4 Anos - POR ANA FRANCO



    Os casamentos atualmente, com raras exceções, tem sido planejados com 02 anos de antecedência, porque são muitos detalhes, envolve o planejamento de duas familias e, afinal, a vida de duas pessoas que vai mudar radicalmente.

    Os custos de um casamento não são poucos, por menor que seja a cerimônia e a festa, além do detalhe de que nosso povo gosta de uma festa. É um mercado que mexe com bilhões por ano e envolve uma série de profissionais e fornecedores.
    Eu sugiro que, ao decidir casar, o casal veja com muito cuidado qual o orçamento que dispoem para isso.

    Sim porque foi-se o tempo em que os pais da noiva pagavam todas as despesas. Como as pessoas estão casando um pouco mais tarde, é normal que os proprios noivos arquem com os custos.

    Hoje em dia os noivos tem optado por um miniwedding ou mesmo por um Elopement Wedding, quando apenas os noivos estão presentes (veja nosso post sobre o assunto). Mas há aqueles que querem, e podem pagar, por um megaevento. 
    Também é normal que as familias ajudem os noivos com as despesas ou paguem pelos seus convidados, para que os noivos fiquem livres para convidar seus amigos.

    Se as despesas forem divididas entre familias e noivos, o ideal é que cada familia tenha direito a 25% de convites e os restantes 50% fiquem com os noivos.

    Uma outra tradição que vem mudando, graças a Deus, é quanto ao famoso atraso das noivas, isso é absolutamente deselegante e algumas igrejas passaram a cobrar multa pelo atraso, o que eu aplaudo. Ora, uma festa planejada com tanta antecedência não tem como justificar um atraso.
     
    Também uma moda que vem pegando muito bem é a de ter um local destinado para as crianças que forem a festa, geralmente com uma pessoa encarregada de cuidar e distrair as crianças, deixando os pais livres para se divertir a noite toda. Monta-se um espaço com colchonetes, brinquedos, comidinhas que eles curtem e pronto, você fica livre de criança correndo pelo meio da pista de dança ou dormindo pelas cadeiras.

    Porém, se o orçamento não permite, envie o convite no nome dos pais, apenas, tipo Sr Fulano de Tal e esposa. E, caso seja consultada sobre a possibilidade de levar uma criança, informe educadamente de que não haverá espaço destinado a elas e os noivos optaram por convidar apenas os adultos. Simples assim.

    Eu, particularmente, prefiro as damas de honra adultas, as amigas ou parentes da noiva, acho bem mais elegante, mas, se a noiva faz questão de lter daminhas pequenas, saiba que elas são imprevisiveis, pode dar tudo certo ou tudo errado. Pense bem no que quer para seu casamento, melhor tomar uma decisão antes do que se arrepender depois quando a daminha empacar e começar a chorar na hora de entrar na igreja.

    O menu da festa, tanto de comidas quanto de bebidas vai depender do estilo, do horário e do numero de convidados.
    Mas você não precisa ter um pouco de tudo, como nos restaurantes. Escolha o que mais agrada ao maior numero de pessoas fugindo daquelas opções muito restritivas.

     

    Post Relacionados

    A ORIGEM DO AMIGO SECRETO

    PORQUE VOCÊ NÃO DEVE BEBER NA FESTA DA EMPRESA.






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos