• O MÉDICO ELEGANTE, MUITO ALÉM DO VESTIR-SE
    Há 3 Anos - POR ANA FRANCO


    É possível um médico prescindir da elegância? Eu penso que não. A elegância do médico está justamente na forma respeitosa como ele trata seu paciente.
    O médico elegante é aquele que atende seu paciente na consulta fisica e na coleta de informações com o cuidado necessário, na hora em que a pessoa está fragilizada e que ele, médico entra em sua intimidade na busca de dados necessários para um diagnóstico correto.

    No momento da consulta deve deixar o paciente à vontade e seguro, sem perder o respeito e o cerimonial necessários.

    O paciente deve ser recebido à porta do consultório, cumprimentado pelo nome e conduzido até a cadeira onde ira sentar.

    Aconselho a que trate a todos de senhor/senhora, os mais jovens podem ser tratados apenas pelo nome. Deixe que seu paciente indique se quer ser tratado de outra forma menos formal.

    Cada médico tem seu próprio modo de colher as informações, mas faça sempre olhando para o paciente. Desvie o olhar apenas para registrar os dados. Celular desligado ou no silencioso, e longe dos olhos. Se for o caso, deixe com sua atendente.

    Se o caso exige exame físico, o ideal é que o procedimento seja explicado antes e sempre esteja acompanhado de uma assistente ou do prórpio acompanhante do paciente, se este preferir.

    O médico elegante sempre fornece um número de celular para ser contactado em casos de urgência. Se você não está disposto a ficar disponivel para seus pacientes, talvez seja melhor procurar outra profissão.

    Médicos são treinados para salvar e curar, mas infelizmente falecimentos acontecem. O médido deve comunicar a família, expressando seus sentimentos, compaixão e consolo aos familiares.

    O médico elegante deve estar sempre arrumado, com aspecto limpo e fazer uso do jaleco. Paletó e gravata são dispensáveis. Porem, o jaleco deve ser usado apenas no consultório ou hospital. No caminho para o trabalho ele deve ficar guardado, até porque ele serve como proteção ao médico e não precisa ser usado fora do ambiente médico.

    O médico verdadeiramente elegante, além do conhecimento técnico tem compromisso com seu paciente, é honesto e integro, tem capacidade de escutar e de se comunicar, reconhece seus limites, é humilde suficiente para pedir ajuda a um colega em um quadro dificil, tem empatia, compaixão e capacidade de trabalhar em grupo, afinal ninguem é dono da verdade, especilamente quando se lida com vidas humanas.

    Post Relacionados

    A ORIGEM DO AMIGO SECRETO

    PORQUE VOCÊ NÃO DEVE BEBER NA FESTA DA EMPRESA.






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos