• CERVEJA
    Há 6 Anos - POR ANA FRANCO


    A bebida que é a preferência nacional existe há pelo menos 6000 anos.
    O mais antigo documento de que se tem notícia, e que trata da produção da cerveja em solo europeu data de 800 anos AC.
    Já a partir da Idade Média, foram os conventos que assumiram a fabricação de cerveja, particularmente os monges que tornaram popular o uso de lúpulo.
    A palavra cerveja vem de cervisia ou cerevisia, que deram origem a palavra cerveja, em português.
    Acredita-se que cerevisia vem de Ceres, que na mitologia era a deusa da agricultura.
    A primeira cervejaria no Brasil foi fundada em 1888, no Rio de Janeiro, chamada Manufatura de Cerveja Brahma, Villiger e Cia.
    Em 1894 a fábrica foi comprada por George Maschke e Cia e posteriormente foi fundida com a Preiss, Haussler e Cia resultando na Cervejaria Brahma.  
    A partir daí outras cervejarias foram surgindo no país, como a Companhia Antártica Paulista; a Cervejaria Caracu; a Kaiser; a Fábrica Cerpasa do Pará; a Schinchariol, de Itu, São Paulo; a Ouro Fino, em Minas Gerais; a Bohemia, de Petrópolis entre outras.
    Os tipos de cerveja também variam. Existem as de alta fermentação, as de baixa fermentação e as de fermentação espontânea.
    As cervejas são classificadas quanto ao extrato primitivo em leve, comum, extra e forte; quanto à cor em clara ou escura; quanto ao teor alcoólico, sem álcool, de baixo, médio e alto teor alcoólico; quanto à proporção de malte de cevada, cerveja puro malte,cerveja e cerveja com o nome do vegetal predominante e quanto à fermentação, baixa ou alta.
    Como a cerveja possui uma série de características que a diferenciam das demais bebidas, deve ser servida em baixas temperaturas e com uma coroa de espuma.  Para servir a cerveja, deve-se usar preferencialmente o copo tipo tulipa, ou outros que possuam a forma adequada, que não tenham a boca demasiadamente grande e de paredes internas e externas lisas.
    A temperatura ideal deve estar entre 5º e 7º . Para os que se preocupam com a dieta, meio litro de cerveja equivalem a 95 gramas de carne e 300 ml da bebida possuem mais ou menos 130 Kcal.

     

    Post Relacionados

    PORQUE MULHERES DEVEM USAR PRETO EM VISITA AO PAPA.

    DIVIDIR QUARTO, UMA QUESTÃO DE RESPEITO






Mais vistos

QUANDO O CONVIDADO PAGA A SUA DESPESA NA FESTA
há 5 anos
HISTORIA DA ETIQUETA
há 7 anos
PASHMINA OU CASHMERE, QUAL A DIFERENÇA?
há 4 anos